O período colonial da Indonésia não começou imediatamente quando os holandeses chegaram pela primeira vez ao arquipélago no final do século XVI.. Em vez disso, foi um processo lento de expansão política que levou séculos para alcançar as fronteiras territoriais da atual Indonésia.. No decorrer do século XVIII, a Companhia Holandesa das Índias Orientais (Vereenigde Oost-Indische Compagnie, abreviada VOC) estabeleceu-se como a potência econômica e política dominante sobre Java depois da queda e do colapso do império Mataram.. Esta empresa comercial holandesa tinha sido uma grande potência no comércio asiático desde o início de 1600, mas começou a desenvolver interesse em interferir na política nativa na ilha de Java no século XVIII, uma vez que isso melhoraria sua influência sobre a economia local.. No entanto, a má gestão, a corrupção e a concorrência acirrada da Companhia Inglesa das Índias Orientais resultaram no lento fim da VOC no final do século XVIII.. Em 1796 a VOC faliu e foi nacionalizada pelo estado holandês. Como conseqüência suas posses no arquipélago passaram para as mãos da coroa holandesa em 1800. No entanto, quando os franceses ocuparam a Holanda entre 1806 e 1815, essas posses foram transferidas para os britânicos.. Após a derrota de Napoleão em Waterloo, foi decidido que a maior parte do arquipélago retornaria aos holandeses.. Arquitetos do Estado Colonial Holandês na Indonésia Dois nomes se destacam como arquitetos do novo estado colonial holandês na Indonésia.
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Em primeiro lugar, Herman Willem Daendels, governador-geral de 1808 a 1811, durante a ocupação francesa da Holanda e, em segundo lugar, o tenente britânico Sir Stamford Raffles, governador-geral de 1811 a 1816, durante a ocupação britânica de Java.. Daendels reorganizou a administração colonial central e regional, dividindo Java em distritos (também conhecidos como residências), cada um liderado por um funcionário público europeu - chamado residente - que era subordinado diretamente - e teve que relatar - ao governador-geral em Batavia.. Esses moradores foram responsáveis por uma ampla gama de assuntos em sua residência, variando de questões legais à organização da agricultura.. Raffles continuou as reorganizações de seu antecessor (Daendels), reformando o sistema judiciário, policial e administrativo de Java.. Ele introduziu o imposto sobre a terra, o que significava que os camponeses javaneses deviam pagar impostos, aproximadamente o valor de dois quintos de suas colheitas anuais, às autoridades.. Raffles também teve um interesse sincero nas culturas e linguagens de Java. Em 1817 ele publicou sua História de Java, um dos primeiros trabalhos acadêmicos sobre o tema de Java. No entanto, suas reorganizações administrativas significaram uma crescente intervenção na sociedade e na economia de Java por parte de estrangeiros, o que se reflete no crescente número de funcionários europeus de nível intermediário que trabalham nas residências.. Entre 1825 e 1890 esse número aumentou de 73 para 190. O sistema holandês de governo na Java colonial era direto e dualista. Juntamente com a hierarquia holandesa, existia uma indígena que funcionava como intermediária entre os camponeses javaneses e o serviço civil europeu.. O topo desta estrutura indígena consistia na aristocracia javanesa, anteriormente os funcionários que dirigiam a administração Mataram. Agora, no entanto, eles tiveram que executar a vontade do centro holandês.
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O crescente domínio holandês sobre Java não veio sem resistência. Quando as autoridades coloniais holandesas decidiram construir uma estrada na terra do príncipe Diponegoro (que foi nomeado guardião do trono de Yogyakarta após a morte repentina de seu meio-irmão), ele se rebelou, apoiado pela maioria da população javanesa em Java Central e transformou-o em uma guerra jihad. Esta guerra durou de 1825 a 1830 e resultou na morte de aproximadamente 215.000 pessoas, a maioria do lado javanês. No entanto, quando a Guerra Java terminou - e o príncipe Diponegoro capturou - os holandeses dominaram mais em Java do que nunca. O sistema de cultivo em Java Competing Os comerciantes britânicos, as guerras napoleônicas na Europa e a guerra de Java implicaram um grande encargo financeiro para o orçamento do reino holandês.. Foi decidido que Java deveria se tornar uma grande fonte de receita para os holandeses e, portanto, o governador-geral Van den Bosch inaugurou a era do Sistema de Cultivo em 1830.. Este sistema significava um monopólio holandês sobre o cultivo de culturas de exportação em Java. Além disso, foram os holandeses que decidiram que tipo de culturas (e em que quantidade) tinham de ser entregues pelos camponeses javaneses. Em geral, isso significava que os camponeses javaneses tinham que entregar um quinto de suas colheitas aos holandeses.. Em troca, os camponeses recebiam uma compensação arbitrariamente fixa em dinheiro, que basicamente não tinha relação com o valor da colheita no mercado mundial.. Os funcionários holandeses e javaneses receberam um bônus quando sua residência entregou mais colheitas do que em ocasiões anteriores, estimulando, portanto, a intervenção e a opressão de cima para baixo.. Para além deste cultivo obrigatório de colheitas e serviços tradicionais de mão-de-obra, Raffles & apos; imposto sobre a terra ainda aplicada também. O Sistema de Cultivo acabou sendo um sucesso financeiro. Entre 1832 e 1852, cerca de 19% da renda total do estado holandês foi gerada a partir da colônia javanesa.
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Entre 1860 e 1866 esse número chegou a cerca de 33 por cento. Inicialmente, o Sistema de Cultivo não era dominado apenas pelas autoridades holandesas. Os detentores do poder javanês e empresários europeus e chineses também se juntaram. No entanto, depois de 1850 - quando o Sistema de Cultivo foi reorganizado - o Estado colonial holandês se tornou o protagonista dominante.. Mas essas reorganizações também abriram as portas para as partes privadas começarem a explorar Java. Um processo de privatização começou em que o estado colonial gradualmente transferiu a produção de exportação para os empreendedores ocidentais.. O Período Liberal da Indonésia Colonial Mais e mais vozes foram ouvidas na Holanda que rejeitaram o Sistema de Cultivo e apoiaram uma abordagem mais liberal para empresas estrangeiras.. Esta rejeição do Sistema de Cultivo foi tanto por motivos humanitários quanto econômicos. Por volta de 1870, os liberais holandeses haviam vencido sua batalha no parlamento holandês e eliminado com sucesso algumas das características do Sistema de Cultivo, como os percentuais de cultivo e o uso compulsório de terras e mão-de-obra para culturas de exportação.. Esses liberais abriram o caminho para a introdução de um novo período na história indonésia, conhecido como o Período Liberal (por volta de 1870 a 1900).. Este período é marcado por uma enorme influência do capitalismo privado sobre a política colonial nas Índias Holandesas. O estado colonial desempenhava mais ou menos o papel de supervisor nas relações entre empresas ocidentais e a população rural javanesa.. Mas - embora os liberais afirmassem que os benefícios do crescimento econômico chegariam ao nível local - os agricultores javaneses que sofrem de fome, fome e epidemias eram tão comuns quanto sob o Sistema de Cultivo..
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O século 19 é também conhecido como o século em que os holandeses fizeram expansão geográfica substancial no arquipélago. Impulsionados pela nova mentalidade do imperialismo, as nações européias estavam competindo por colônias fora do continente europeu por motivos econômicos e status. Um motivo importante para os holandeses expandirem seu território no arquipélago - além do benefício financeiro - foi impedir que outros países europeus tomassem parte dessa região.. A batalha mais famosa e prolongada durante este período de expansão holandesa foi a Guerra de Aceh, que começou em 1873 e durou até 1913, resultando na morte de mais de 100.000 pessoas. Os holandeses, no entanto, nunca terão controle total sobre Aceh. Mas a integração política de Java e das Ilhas Outer em uma única política colonial foi amplamente alcançada no início do século XX.. A Política Ética e o Nacionalismo Indonésio Quando as fronteiras das Índias Holandesas começaram a tomar a forma da atual Indonésia, a rainha holandesa Wilhelmina fez um anúncio em seu discurso anual em 1901, informando que uma nova política, a Política Ética, seria lançada.. A Política Ética (reconhecendo que os holandeses tinham uma dívida de honra para com os indonésios) tinha como objetivo elevar os padrões de vida da população nativa. O meio para conseguir isso foi a intervenção direta do Estado na vida (econômica), promovida sob o slogan irrigação, educação e emigração. . Esta nova abordagem, no entanto, não provaria ser um sucesso significativo na elevação dos padrões de vida dos indonésios.. Esta Política Ética Holandesa implicava um efeito colateral profundo e abrangente. Seu componente educacional contribuiu significativamente para o despertar do nacionalismo pan-indonésio, fornecendo aos indonésios as ferramentas intelectuais para organizar e articular suas objeções ao domínio colonial.. A Política Ética forneceu uma pequena elite indonésia com ideias políticas ocidentais de liberdade e democracia. Pela primeira vez, o povo nativo do arquipélago começou a desenvolver uma consciência nacional como “indonésios”..
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Em 1908, os estudantes de Batavia fundaram a associação Budi Utomo, a primeira sociedade política nativa.. Este evento é muitas vezes considerado como o nascimento do nacionalismo indonésio. Estabeleceu uma tradição política em que se esperava que a cooperação entre a jovem elite indonésia e as autoridades coloniais holandesas levasse à aquisição de algum grau de independência.. O próximo capítulo no desenvolvimento do nacionalismo indonésio foi a fundação do primeiro partido político de massa, o Sarekat Islam (União Islâmica) em 1911.. Inicialmente, foi formado para apoiar os empresários indígenas contra os chineses dominantes na economia local, mas expandiu seu escopo e desenvolveu uma consciência política popular com tendências subversivas.. Outros movimentos importantes que levaram ao desdobramento do pensamento político indígena nas Índias Holandesas foram o Muhammadiyah, um movimento sócio-religioso reformista islâmico fundado em 1912 e a Associação Indonésio de Social Democratas, um movimento comunista fundado em 1914 que difundiu idéias marxistas através de as Índias Holandesas. A desunião interna nestes últimos levaria à formação do Partido Comunista Indonésio (PKI) em 1920.. Inicialmente, as autoridades coloniais holandesas permitiram o estabelecimento de movimentos políticos indígenas, mas quando as ideologias indonésias se radicalizaram na década de 1920 (como visto nas revoltas comunistas em Java Ocidental e Sumatra Ocidental em 1926 e 1927), as autoridades holandesas mudaram de curso.. Um regime relativo tolerante foi substituído por um regime repressivo em que cada ato suspeito de comportamento subversivo foi suprimido. Este regime repressivo só agravou a situação radicalizando todo o movimento nacionalista indonésio. Parte desses nacionalistas estabeleceu o Partido Nacionalista Indonésio (Partai Nasional Indonesia, abreviado como PNI) em 1927 como uma reação ao regime repressivo.. Seu objetivo era independência total para a Indonésia.
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Outra ocasião importante para o nacionalismo indonésio foi a declaração do Juramento da Juventude em 1928. Neste congresso de organizações juvenis, três ideais foram proclamados: uma pátria, uma nação e uma língua.. O objetivo principal deste congresso foi estimular o sentimento de unidade entre os jovens indonésios. Neste congresso foi tocado o futuro hino nacional (Indonesia Raya) e a futura bandeira nacional (merah-putih) foi mostrada pela primeira vez.. As autoridades coloniais reagiram com outro ato de repressão. Jovens líderes nacionais, como Soekarno (que se tornaria o primeiro presidente da Indonésia em 1945) e Mohammad Hatta (o primeiro vice-presidente da Indonésia) foram presos e exilados.. Invasão japonesa das Índias holandesas Os holandeses foram poderosos o suficiente para conter o nacionalismo indonésio, prendendo seus líderes e reprimindo as organizações nacionalistas, mas nunca foram capazes de eliminar o sentimento nacionalista. Os indonésios, por outro lado, não tinham o poder de competir com os governantes coloniais e, portanto, precisavam de ajuda externa para eliminar o sistema colonial.. Em março de 1942, os japoneses, alimentados por seu desejo de petróleo, forneceram tal ajuda ocupando as Índias Holandesas.. Embora inicialmente acolhidos como libertadores pela população indonésia, os indonésios logo experimentariam as dificuldades do regime japonês: escassez de alimentos, roupas e remédios, bem como trabalho forçado sob condições adversas.. A escassez de comida foi causada principalmente por incompetência administrativa, transformando Java em uma ilha de fome. Os indonésios que trabalham como trabalhadores forçados (chamados romusha) foram designados para trabalhar em projetos de construção com uso intensivo de mão-de-obra em Java.. Quando os japoneses assumiram, funcionários holandeses foram jogados em campos de concentração e foram substituídos por indonésios para administrar tarefas do governo..
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Os japoneses educaram, treinaram e armaram muitos jovens indonésios e deram a seus líderes nacionalistas uma voz política. Isso permitiu que os nacionalistas se preparassem para uma futura nação indonésia independente.. Nos últimos meses antes da rendição do Japão, efetivamente terminando a Segunda Guerra Mundial, os japoneses deram total apoio ao movimento nacionalista indonésio.. O desmantelamento político, econômico e social do estado colonial holandês significou que uma nova era estava prestes a surgir. Em 17 de agosto de 1945, Soekarno e Hatta proclamaram a independência da Indonésia, oito dias após o bombardeio atômico de Nagasaki e dois dias após o Japão ter perdido a guerra.. Clique aqui para ler uma visão geral da Velha Ordem de Soekarno Percepções Diferentes do Período Colonial da Indonésia Existem basicamente três "histórias", ou mais precisamente, três versões do período colonial da Indonésia: 1) Versão Indonésia2) Versão Holandesa3) Deve-se enfatizar, no entanto, que dentro de cada um desses três grupos - indonésios, holandeses e acadêmicos (neste caso principalmente historiadores) - existe muita variedade. Mas podemos discernir três versões amplas. O que separa as versões indonésia e holandesa da versão acadêmica é claro: as versões indonésia e holandesa são coloridas por sentimentos específicos e / ou interesses políticos, enquanto a versão acadêmica visa fornecer uma versão objetiva e precisa, não baseada em sentimentos, mas em evidências. (fontes). O leitor pode agora se perguntar qual versão ele leu agora? Bem, a visão geral do período colonial da Indonésia que é apresentado acima é uma sinopse da versão acadêmica. No entanto, é interessante fornecer algumas informações sobre as versões indonésia e holandesa. Com estas versões queremos dizer o consenso geral e opiniões que são compartilhadas pelas pessoas (isso inclui as pessoas comuns, mas também funcionários do governo, e aqueles que escreveram os livros de história para as gerações mais jovens, etc.).. Obviamente, as versões indonésia e holandesa têm muito em comum. No entanto, devido a ambos os lados & apos; envolvimento nesta história colonial existem algumas diferenças que podem ser atribuídas a sentimentos e interesses políticos. Percepções indonésias Por exemplo, quando você fala com um indivíduo indonésio sobre o período colonial (se o indivíduo é altamente educado ou sem instrução), ele dirá que a Indonésia foi colonizada pelos holandeses por três séculos e meio.. O que há de errado com essa afirmação? Primeiro de tudo, supõe que a Indonésia já era uma nação unificada no final dos anos 1500 ou início dos anos 1600. No entanto, na realidade, o país que hoje conhecemos como Indonésia era uma colcha de retalhos de reinos indígenas independentes que não tinham sentimento de irmandade ou sentimento nacionalista ou qualquer outro sentido de unidade..
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De fato, guerras entre esses reinos - inter ou intra ilha - eram a regra e não a exceção. Em segundo lugar, toda a área que hoje conhecemos como Indonésia não foi conquistada pelos holandeses na mesma época e, em seguida, possuía 3. Pelo contrário, foram necessários séculos de expansão política gradual antes que a região estivesse sob controle holandês (e em várias partes o controle holandês era muito superficial, como Aceh).. Na verdade, apenas por volta de 1930 os holandeses mais ou menos possuíam toda a área que hoje conhecemos como Indonésia.. 5 séculos (por exemplo, Batavia / Jakarta e partes das Molucas), outras partes foram dominadas pelos holandeses por cerca de dois séculos (como a maior parte de Java), mas a maioria das outras partes deste enorme arquipélago foi gradualmente conquistada ao longo do século XIX. e início do século 20, e em muitas regiões os nativos nunca viram um holandês. Então, por que existe a opinião de que (o todo) a Indonésia foi colonizada pelos holandeses por três séculos e meio? A resposta é política. Como fica claro a partir da sinopse acima, o nacionalismo indonésio foi impulsionado pela percepção entre os jovens e diversos povos do arquipélago (independentemente de sua origem étnica, cultural ou religiosa) que eles tinham um inimigo comum: o poder colonial holandês. Ter este inimigo é basicamente o que unificou o povo nativo da Indonésia. Isso também explica por que - depois que o inimigo desapareceu completamente em 1949 - surgiu um período prolongado e caótico na política e na sociedade da Indonésia entre 1949 e 1967.. Com o inimigo desaparecido, todas as diferenças subjacentes entre o povo da Indonésia vieram à tona, resultando em rebeliões, apelos por separatismo e impossíveis tomadas de decisão no nível político.. Somente quando um novo regime autoritário, a Nova Ordem de Suharto, assumiu o controle, o caos desapareceu (e, novamente, às custas dos direitos humanos).. Após a independência dos holandeses, o governo indonésio precisava manter a nação indonésia unificada. Uma estratégia inteligente foi a criação deste padrão comum 3.
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História colonial do século 5 que foi compartilhada por todas as pessoas na nação indonésia. Se o povo indonésio percebesse que não tinha a mesma história, poria em risco a unidade da Indonésia, especialmente nas frágeis décadas de 1940 e 1950.. Nos últimos anos, começam a se tornar mais e mais indonésios que estão cientes desta questão e argumentam que sem o período colonial não teria - muito provavelmente - desenvolvido uma única nação indonésia, mas provavelmente haveria vários estados-nação separados alinhar com a distribuição dos antigos reinos nativos e impérios no arquipélago. Percepções holandesas Os holandeses também têm muitos motivos para retratar uma história colonial diferente da realidade.. A Holanda do último par de décadas é um país que enfatiza a importância dos direitos humanos e isso não corresponde exatamente ao seu "& apos; rich & apos; história colonial. Portanto, a natureza violenta de sua história colonial muitas vezes não é mencionada. Em vez disso, o período da VOC constitui uma fonte de orgulho nacional para os holandeses, sabendo que - apesar de ser este pequeno país europeu - tornou-se o país mais rico do mundo no século XVII, não apenas em termos comerciais e militares. mas também em termos de arte e ciência. Um exemplo interessante é quando o primeiro-ministro holandês Jan Peter Balkenende ficou irritado durante uma discussão com a Câmara dos Deputados holandesa em 2006.. Respondendo aos pontos de vista pessimistas da Câmara sobre o futuro econômico holandês, Balkenende disse: "Sejamos otimistas, sejamos positivos novamente, que a mentalidade VOC, olhando além das fronteiras". "É um exemplo de memória seletiva que sinaliza o sentimento de orgulho que vem do período de VOC. É justo mencionar que esta declaração de Balkenende encontrou críticas na Holanda. Por outro lado, há muitos exemplos que ilustram que os holandeses estão, de fato, cientes da história violenta (incluindo a escravidão) que foram fundamentais para transformar a Holanda em uma das nações mais avançadas do mundo.. Por exemplo, estátuas na Holanda que glorificam pessoas do período da VOC e do período colonial liderado pelo governo - como Jan Pieterszoon Coen e J. van Heutsz - ou foram removidos ou são criticados pela população local holandesa. Outro caso interessante é o pedido de desculpas feito pelo embaixador holandês na Indonésia Tjeerd de Zwaan em 2013. Ele pediu desculpas pelos "excessos cometidos pelas forças holandesas" entre 1945 e 1949, o primeiro pedido de desculpas geral.
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No entanto, o governo holandês nunca pediu desculpas por todos os eventos violentos ocorridos antes de 1945. Em conclusão, parece que as percepções indonésias e holandesas estão se movendo lentamente em direção à versão acadêmica porque as emoções elevadas (ressentimento ou orgulho) gradualmente diminuem com o passar do tempo, enquanto a situação política interna da Indonésia é estável e, portanto, há menos necessidade criar uma história comum em todo o arquipélago. Ricklefs: uma história da Indonésia moderna desde c. Uma história econômica da Indonésia, 1800-2000 E. : Hof en handel: Aziatische vorsten en de COV 1620-1720 D. : Meio Ambiente, Comércio e Sociedade no Sudeste Asiático J. Touwen: Extremos no Arquipélago: Comércio e Desenvolvimento Econômico nas Ilhas Exteriores da Indonésia, 1900-1942 H.